quarta-feira, 8 de abril de 2015

Elogio... é sempre bom?

As pessoas demonstram necessidade de serem valorizadas nos ambientes onde vivem. Quer um exemplo? Quando a produção de uma criança, como um desenho, uma tarefa escolar são elogiados, ela sente que existe algo de bom dentro de si e que pode ser vista de maneira positiva pelas pessoas. Isso a faz se perceber eficiente e capaz!
Ao mesmo tempo, é preciso saber o momento de elogiar. Crianças que recebem muitos elogios e a qualquer hora, acabam permanecendo no mesmo nível em que estão, não se sentindo motivadas a enfrentar novos desafios, já que se percebem boas em tudo. Os elogios constantes transmitem a mensagem de que a perfeição é o ideal, e de que falhar é errado. Assim, temerão os erros e não aprenderão com eles. Além disso, esse padrão faz com que a criança cresça dependente da opinião alheia, esperando cumprir as expectativas externas e receber aprovação em tudo o que faz. Sem contar que a ideia de perfeição tende a aumentar a comparação com as outras pessoas e a criar competitividade. O dia em que ela receber uma crítica negativa, mostrará baixa resistência à frustração e dificuldade em começar tudo de novo.  
Então, é preferível tecer um elogio quando a criança tiver uma conquista, ou seja, quando alcançar algo pelo seu próprio esforço. Assim, entenderá que é possível conseguir sucesso, mas só depois de se dedicar bastante e ter bons resultados. Lembrando que para cada idade, “dedicar-se bastante” e “ter bons resultados” assume um significado diferente, porque a pessoa adquire e aperfeiçoa suas habilidades conforme vai crescendo e se desenvolvendo.
      Esse exemplo com crianças também vale para compreender os adultos, uma vez que a mentalidade de "Inteligência Imutável" e "Inteligência Desenvolvida" (quadro acima) é construída ao longo da vida.
É missão dos líderes, pais e professores observarem as habilidades que as pessoas têm e reconhecê-las, incentivando-as a continuarem nos seus caminhos de descobertas e aprendizagem. Mais do que isso, é importante saber como e em que momento elogiar. Elogiar da forma adequada, pelo reconhecimento do empenho, ajuda a pessoa conhecer os próprios limites, encontrar sentido nas atividades e ser perseverante em seus objetivos, porque sabe que será compensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário