segunda-feira, 2 de março de 2015

Psicologia é... Saúde!

Hoje, conversando com uma pessoa na rua, eu disse que estava imaginativa, pensando em projetos e ela me perguntou do que se tratava. Contei resumidamente o que eu faço e qual é a minha missão: “promovo a saúde mental e desenvolvo pessoas”. A pessoa pensou um pouco e perguntou: “Você é psicóloga?”. Eu respondi que sim e, realmente, fiquei feliz em perceber a associação entre saúde e a Psicologia.

Isso me alegrou porque em meio a tantas representações da Psicologia, a que mais está marcada para as pessoas é a de que psicólogo está sempre ligado à loucura, o que não é verdade. Muitos mitos podem e devem ser quebrados porque prejudicam tanto o trabalho dos psicólogos, como também travam a busca das pessoas por bem-estar e qualidade de vida. Afinal, quem quer ser considerado louco?  

O que está esquecido é o quanto BEM a Psicologia pode fazer na vida das pessoas.

Será que algo tão bom e que pode ajudar a muitos merece ficar em segredo?

Acho que não, né? A psicóloga que escreve para você trabalha para promover saúde e utilizar esses serviços é sinal de que você acredita no seu potencial, de que você não se contenta com qualquer coisa que está vivendo; pois há muitas coisas à sua espera para viver e você está disposto a encontrar muito mais dentro de si!

Podemos ver o que isso significa em um dicionário, o Priberam:

sa·ú·de 
(latim salus, -utis)
substantivo feminino
1. Estado de bem-estar físico, mental e psicológico.
2. Robustez; vigor.

Para a ciência, a saúde evolve tudo isso e também o bem-estar social. Saúde não significa ausência de doença, mas presença de hábitos equilibrados  e qualidade de vida.

A saúde engloba o aspecto físico e mental. Se você cuida do psicológico, o corpo está sendo beneficiado. Há uma série de males físicos que têm causa emocional, tanto na Somatização (quando você tem sintomas físicos, mas os exames médicos não mostram alteração alguma) como na Psicossomática (quando há diagnóstico de uma doença, mas a origem é emocional). Isso acontece porque o que você está sofrendo está tão intenso e constante a ponto de transbordar e se manifestar em um sintoma físico.


Quer outro exemplo prático de saúde?

Se você deixar de cuidar dos dentes e de ir ao dentista, a sujeira do dia a dia vai se acumular na sua boca, cáries aparecerão junto com mau hálito e outros inconvenientes. Lá no consultório do dentista poderá ser feita uma limpeza maravilhosa e você receberá informações de como cuidar da sua saúde bucal.
Da mesma forma, a mente também tem “impurezas” de conflitos mal resolvidos; “restos” de situações incompreendidas; sentimentos que afetam o seu bem-estar ou podem existir áreas da sua vida que você gostaria de desenvolver. Um psicólogo pode te ajudar. Eu não tenho dúvida ao afirmar que cuidar da sua mente vai melhorar a sua vida.

É feio se sentir melhor? Você tem vergonha de cuidar de si mesmo? Pois não deveria. 

Valorize quem você é!

Lembra-se da pessoa que eu encontrei na rua e citei no início? Ela já entendeu a mensagem. É atendida por uma psicóloga há um tempo, nota a diferença em seu comportamento, e fala de como se sente diferente depois de procurar um psicólogo, podendo repensar suas experiências e dar um novo significado à sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário